A configuração de uma válvula de diafragma sanitária consiste em três componentes: o corpo, o diafragma e o conjunto atuador. Devido as suas características únicas a válvula de diafragma prevaleceu como o padrão para aplicações sanitárias na indústria alimentícia, farmacêutica e de alta tecnologia.
As válvulas sanitárias produzidas na Alemanha pela SED-FlowControl, da qual a ELAN é distribuidor para o Brasil, agregam a mais moderna tecnologia em válvulas para aplicações assépticas. Dispondo de uma linha completa de válvulas manuais e pneumáticas e de soluções sob encomenda para atender seus clientes a ELAN possui ainda uma equipe especializada na assessoria na aplicação de válvulas sanitárias.
Principais Vantagens:
• Vedação estanque
O diafragma feito de material aprovado para aplicações sanitárias se assenta em uma sede metálica polida que garante vedação completa até a pressão máxima de operação.
• Ideal para CIP e SIP
Operações de Clean-in-place e Steam-in-place são conduzidas sem a necessidade de desmonte da válvula já que todos as peças das válvulas são projetadas para suportar os ciclos de esterilização sem se danificar.
• Isolamento do atuador
O diafragma isola completamente o sistema de atuação da válvula do fluido de processo, evitando a contaminação da linha e garantindo a operação da válvula mesmo na presença de qualquer fluido, mesmo que extremamente corrosivo.
• Passagem fluidodinâmica
O corpo é projetado de maneira a minimizar a perda de carga ao mesmo tempo em que elimina completamente a acúmulo, no interior da válvula, do fluido de processo ou de contaminantes.
• Reduzidas superfícies de contato
O design da válvula garante um mínimo contato da superfície interior da válvula com o fluido de processo, facilitando o processo de esterilização.
• Sistema de construção modular
A construção modular reduz a complexidade e os custos de manutenção.